Acesso a Rede CAFe (Comunidade Acadêmica Federada)

O NTInf aderiu à Rede CAFe (Comunidade Acadêmica Federada) , onde a UFSJ atuará como provedora de identidade e de serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação.

A CAFe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento.

A relação de confiança entre instituições participantes da Federação permite que o usuário se autentique unicamente em sua instituição de origem, que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessárias às demais.

Diversos países já têm federações em funcionamento ou em implantação. Dentro das redes de instituições de ensino, os serviços de ensino a distância e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.

Outro exemplo de serviço oferecido pela federação é o acesso aos Periódicos da Capes que a sua autenticação passa a ser via rede CAFe, utilizando o Login e Senha da Intranet UFSJ.

Desde já, de qualquer lugar, o acesso aos Periódicos da Capes poderá ser feito com autenticação via Rede CAFe. O acesso aos Periódicos da Capes, via proxy, estará liberado somente até o dia 30/06/2017.

Para tanto, no Site do Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.brvocê deve escolher a opção "ACESSO CAFE" localizada no Menu superior da página, escolher a UFSJ como sua instituição de origem e depois autenticar com o login (CPF) e senha da Intranet UFSJ.

Em breve, o NTInf divulgará outros serviços que utilizarão a autenticação da Rede CAFe.

Fonte: Diretoria do NTInf.