Solicitar Serviços do NTInf

Procedimentos de atendimento pelo NTInf

A nova direção do Núcleo de Tecnoliga da Informação (NTInf), assim como as novas chefias de setores (Setor de Desenvolvimento de Sistemas - SEDSI e Setor de Internet e de Redes - SETIR), informam acerca das rotinas de atendimento ao usuário, visando uma prestação de serviços mais efetiva.

O NTInf distribui o atendimento entre três áreas:

  • desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas;
  • internet e redes (física e lógica);
  • e manutenção de equipamentos.

Essas tres áreas possuem, cada uma, a sua proposta de atendimento, baseada em rotinas pré-definidas pela equipe, pela direção do NTInf e baseadas em resoluções aprovadas pelo Conselho Diretor de nossa instituição.

Fica definido como canal principal de atendimento ao usuário o Formulário Eletrônico, disponível no endereço:

https://servicos-ntinf.ufsj.edu.br/web/component/ntinfservicos/

Esse canal destina-se a qualquer uma das três áreas de atendimento do NTInf e obedece a sequência numérica, gerada pelo sistema, salvo os casos de urgência, atestados pelas respectivas chefias. O usuário deve preencher todo o formulário, exceto o número de tombamento (quando não for o caso de manutenção de equipamento), procurando discorrer sobre o assunto o mais detalhado possível.

 

Orientações para atendimento ao usuário - Setor de Desenvolvimento de Sistemas

Conforme a Resolução nº 08, de 24/5/2011:

- qualquer setor pode solicitar ao NTInf o desenvolvimento de novos Sistemas de Informação;

- a manutenção dos sistemas existentes deve ser solicitada pelas unidades responsáveis pelos mesmos;

- a correção de falhas no sistema pode ser solicitada por qualquer usuário;

Fica estabelecido o Formulário Eletrônico como meio de solicitação de serviços a esse setor. Em caso de dúvida no preenchimento do formulário, necessidade de contato com a chefia ou algum membro da equipe ou mesmo a solução para alguma dúvida mais simples, o serviço de suporte a esse setor, por meio do ramal 2338, poderá ser utilizado.

 

Orientações para atendimento ao usuário - Setor de Internet e de Redes

É o setor que atua no gerenciamento e manutenção de toda a rede física e lógica da UFSJ.

Assim como o SEDSI, fica também estabelecido o Formulário Eletrônico como meio de solicitação de serviços. Em caso de dúvida no preenchimento do formulário, necessidade de contato com a chefia ou algum membro da equipe ou mesmo a solução para alguma dúvida mais simples, o serviço de suporte a esse setor, por meio do ramal 2377, poderá ser utilizado. 

Com relação ao acesso de conteúdos de Internet pela comunidade universitária da UFSJ, permanece o estabelecido na Resolução nº 9, de 25/11/2009. A solicitação de liberação de acesso, provisório ou permanente, a algum endereço que se encontra bloqueado suguirá o que está definido no Art. nº7 dessa resolução, por solicitação, via Formulário Eletrônico.

 

Orientações para atendimento ao usuário - área de Manutenção de Equipamentos e de Informática

Trata-se de um serviço que, conforme a Resolução n° 15, de 6/12/1999, compete exclusivamente ao pessoal especializado do NTInf e/ou ao pessoal contratado pela UFSJ. Destina-se a equipamentos tombados pela UFSJ ou pela FAUF (Fundação de Apoio à UFSJ). Os equipamentos utilizados em projetos da UFSJ ou empreas juniores, que não estejam com identificação de tombamento, também podem ter a sua manutenção solicitada.

O Formulário Eletrônico, obrigatoriamente, deve ser utilizado como meio de solicitação de serviços de manutenção. Em caso de dúvida no preenchimento do formulário ou necessidade de contato com os técnicos para alguma rápida orientação, este pode ser por meio do ramal 2384.

Os pedidos de execução de serviços de manutenção serão recebidos por ordem numérica de chegada, salvo também os casos de urgência, atestados por alguma chefia do NTInf ou coordenador dos serviços.

Lembramos que se houver a necessidade de substituição de alguma peça o solicitante deverá providenciar, se disponível, a sua aquisição no almoxarifado da UFSJ.