Projeto fone@RNP

Projeto fone@RNPO projeto fone@RNP oferece um canal alternativo e colaborativo, que proporciona economia para o serviço de telefonia de seus participantes. Atua encaminhando chamadas telefônicas pela rede Ipê, o backbone de alto desempenho da RNP, o que possibilita aos usuários ligarem uns para os outros com custo zero para as chamadas.

Por meio de um acordo entre os participantes, o fone@RNP permite ligações de longa distância para telefones fixos na rede pública e para algumas universidades ao redor do mundo, também a custo zero. Não há custos para adesão, nem mensalidades para participar do serviço. A contrapartida para fazer parte desta rede é ajudar a entregar as ligações para fixos destinadas à sua cidade. As ligações são encaminhadas para a rede IP, de forma transparente para quem está realizando as chamadas e, imediatamente após a instalação do fone@RNP, a Instituição começa a economizar.

Todos os usuários usufruem da solução, sem necessidade de divulgação ou treinamento.

Dezenas de instituições, em todas as regiões do Brasil, estão conectadas ao serviço fone@RNP. À medida que mais instituições se associarem, melhor será o serviço e maior será a economia alcançada. Mais pessoas, de ponta a ponta do país, estarão se comunicando por voz, usando a rede Ipê, de maneira fácil, rápida e barata.

A UFSJ, Universidade Federal de São João del-Rei,  é participante do projeto fone@RNP.