Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Catálogo de sistemas
Início do conteúdo da página

Catálogo de sistemas

Publicado: Terça, 01 Setembro 2020 11:20 | Última Atualização: Sexta, 05 Abril 2024 14:35 | Acessos: 9050

Bem-vindo à página dedicada às ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Em parceria com diversas instituições, públicas e privadas, a UFSJ oferece uma variedade abrangente de ferramentas, projetadas para atender às demandas tanto da comunidade acadêmica quanto da administração.

Muitos das ferramentas disponíveis são acessadas usando como credenciais o e-mail institucional e a senha do usuário.  Caso você não tenha um e-mail institucional veja aqui como criar o seu. Em caso de problemas para acessar seu e-mail institucional abra um chamado ou entre em contato com o suporte do NTInf.

Explore as categorias organizadas para encontrar as soluções ideais que atendam às suas necessidades acadêmicas e administrativas. 

Sistema de informação que tem como objetivo gerenciar colações de grau da UFSJ, realizadas de forma remota, por meio de videoconferências. Permite o registro de presença e a assinatura eletrônica dos discentes. Gerenciado pela DICON e acessível apenas pelos discentes formandos da UFSJ.

Acessar sistema CGR (Colação de Grau Remota) Solicitar suporte ao CGR (Colação de Grau Remota)
 
  

Sistema de informação que tem como objetivo permitir a efetivação da matrícula dos discentes convocados em processos seletivos da UFSJ. Acessível apenas para discentes ingressantes.

Acessar sistema Efetivação de Matrícula Solicitar suporte ao sistema Efetivação de Matrícula
 
  

Sistema de informação que tem como objetivo gerenciar a produção intelectual dos docentes. Acessível apenas para os docentes da UFSJ..

Acessar sistema Intelecto Solicitar suporte ao sistema Intelecto
 
  

Sistema de informação de apoio ao Programa de Iniciação Científica da UFSJ, de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPE), que abrange todas as fases do processo de seleção de projetos e de bolsas de iniciação científica. Acessível para docentes/técnico-administrativos proponentes, pareceristas ad hoc, coordenadores de áreas, membros do Comitê Externo, membros da Câmara de Iniciação Científica da UFSJ e integrantes da PROPE.

Acessar sistema PIBIC Solicitar suporte ao sistema PIBIC
 
  

O Portal Didático é um espaço utilizado para disponibilização de materiais por parte dos professores, comunicação entre docentes e alunos, entrega de trabalhos e aplicação de atividades avaliativas a distância. 

O suporte do Portal didático é realizado pelo NEAD.

Acessar sistema Portal Didático
 
 
  

O SIGAA é o espaço para gerenciamento de disciplinas e de todas as informações relativas à vida acadêmica do estudante. O sistema reúne todas as informações de ensino, pesquisa e extensão, como participações em monitorias, projetos de extensão e bolsas de iniciação científica. Além disso, informações como índice acadêmico, notas, atestado de matrícula, entre outras podem ser consultadas no SIGAA, bem como a realização das inscrições periódicas nas disciplinas para os semestres seguintes.

Acessar sistema SIGAA Solicitar suporte ao SIGAA Tutoriais
 
  

Sistema de informação que tem como objetivo cadastrar solicitações de envio de correspondências. Acessível apenas para os servidores da UFSJ.

Acessar sistema Correspondência Solicitar suporte ao Correspondência
 
  

O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos oferece soluções para informatização de processos e procedimentos relativos à gestão administrativa das diversas unidades institucionais. Dentre os processos podem ser citados: o controle patrimonial, as compras e licitações, controle de atas e pedidos em registros de preços, empenhos e vários outros.

Acessar sistema SIPAC Solicitar suporte ao SIPAC Tutoriais
  

Sistema de informação que tem como objetivo gerenciar os conteúdos do Portal UFSJ. Acessível para servidores e discentes da UFSJ, mediante termo de responsabilidade.

Acessar sistema Sysweb Solicitar suporte ao sistema Sysweb
 
  

Sistema de informação que tem como objetivo a gestão completa das requisições de xerox, desde o cadastro (realizado pelas unidades organizacionais da UFSJ) até o atendimento (realizado por empresa prestadora dos serviços). Gerenciado pela DIPRE e acessível para os servidores da UFSJ.

Acessar sistema Xerox Solicitar suporte ao sistema Xerox
 
  

O Portal de Dados Abertos da UFSJ tem como objetivo disponibilizar para toda a comunidade dados e informações públicas da Instituição, que podem ser usadas no desenvolvimento de aplicativos e ações.

Acessar ao Portal de Dados Abertos Solicitar suporte ao Portal de Dados Abertos
  
  

Sistema utilizado para solicitar atendimento ao NTInf.

Acessar sistema SAC-NTInf Solicitar suporte ao SAC-NTInf Tutoriais
 
 

Sistema para abertura e acompanhamento de solicitações de suporte da PROEN.

O suporte do SAC-PROEN   é realizado pela PROEN.

Acessar sistema SAC-Proen
 
  

O sistema SIGAdmin dispõe das funcionalidades para administração das entidades comuns entre os sistemas SIGAA, SIGRH e SIPAC.

Acessar sistema SIGAdmin Solicitar suporte ao SIGAdmin
  
  

Sistema responsável pela gestão do teletrabalho da UFSJ, através da criação do Programa de Gestão de Desempenho (PGD) e posterior controle de Plano de Trabalho dos técnicos administrativos que estão aptos ao teletrabalho.

Acessar sistema PGD Solicitar suporte ao sistema PGD
  
  

O Sistema Integrado de Gestão e de Recursos Humanos (SIGRH) tem por finalidade gerir, informatizar e padronizar os principais processos da área de recursos humanos da universidade

Acessar sistema SIGRH Solicitar suporte ao SIGRH Tutoriais
  

 

Em parceria com a Google a UFSJ disponibiliza para os membros da comunidade acadêmica o Google for Education. As ferramentas do Google for Education trabalham juntas para transformar o ensino e o aprendizado. Assim, cada aluno e educador pode aproveitar o próprio potencial ao máximo. O Google for Education conta com:

  • Documentos: Crie e colabore em documentos on-line, em tempo real e de qualquer dispositivo.
  • Planilhas: Crie e colabore em planilhas on-line, em tempo real e de qualquer dispositivo.
  • Apresentações: Crie, apresente e colabore em apresentações, em tempo real e de qualquer dispositivo.
  • Drive: Armazene, compartilhe e colabore em arquivos e pastas usando qualquer dispositivo móvel, tablet ou computador.
  • Formulários: Crie e compartilhe facilmente formulários e pesquisas on-line e analise as respostas em tempo real.
  • Sites: Crie sites interessantes e de alta qualidade de forma colaborativa para uma equipe, um projeto ou um evento.
  • Gmail: Com o e-mail seguro e sem anúncios, você também pode conversar, fazer chamadas de voz ou videochamadas e trabalhar em projetos com tarefas e arquivos compartilhados.
  • Chat: O Chat ajuda os usuários do Workspace a manter a conexão e a colaborar para realizar tarefas.
  • Meet: Faça videoconferências com até 100 participantes, closed caption, controle de moderação, recurso de levantar a mão, lousa interativa digital e planos de fundo personalizados. Desde 9 de janeiro de 2022 o Google Meet não permite mais que as reuniões sejam gravadas.
  • Agenda: Passe menos tempo planejando e mais tempo produzindo com uma agenda compartilhável integrada ao Google Workspace.
  • Keep: Mantenha tudo organizado. Registre ideias e tarefas com facilidade. 
  • Jamboard: Esboce suas ideias no estilo quadro branco enquanto se beneficia do acesso e da conectividade de uma tela interativa, no celular ou diretamente do seu navegador da web. 

Como usar: Para fazer login acesse o serviço e utilize o seu e-mail institucional (<email>@ufsj.edu.br) e a sua senha.

  

Em parceria com a Microsoft a UFSJ disponibiliza para os membros da comunidade acadêmica o Office 365 A1. Um serviço da Microsoft que engloba as ferramentas mais usadas por instituições, de todos os portes, para ampliar a eficácia, ganhar tempo e reduzir distâncias. O Office 365 A1 conta com:

  • Excel: Faça orçamentos, planeje e calcule.
  • Forms: Personalize pesquisa e testes, obtenha resultados em tempo real.
  • OneDrive: Armazene arquivos, fotos e muito mais com segurança e 1TB de espaço disponível.
  • OneNote: Crie um bloco de anotações digital.
  • Planner: Crie planos, organize e atribua tarefas, compartilhe arquivos e obtenha atualizações em andamento.
  • Power BI: Crie painéis de dados acionáveis, dinâmicos e envolventes e compartilhe com outras pessoas.
  • PowerPoint: Faça apresentações facilmente. Project: Desenvolva planos de projeto, atribua tarefas, controle o andamento e gerencie orçamentos.
  • Teams: Reúna-se, compartilhe e converse. Visio: Simplifique e comunique informações complexas visualmente.
  • Whiteboard: Idealize e colabore em uma tela de forma livre projetada para caneta, toque e teclado.
  • Word: Escreva, compartilhe e faça edições em tempo real. Tudo para otimizar o tempo dos profissionais e melhorar a comunicação entre eles.

Como usar: Para fazer login acesse o serviço e utilize o seu e-mail institucional ( @ufsj.edu.br) e a sua senha.

  

Em parceria com a RNP a UFSJ disponibiliza para os membros da comunidade acadêmica o FileSender@RNP. Funcionando como um facilitador na transmissão de dados, o FileSender@RNP permite o envio de arquivos grandes entre usuários da rede e múltiplos destinatários, e ainda proporciona a flexibilidade no recebimento. São até 2 TB de capacidade em um único envio! E para um arquivo único por upload, a capacidade chega até 300 GB e o melhor, não existe limite de envios mensais, pois a quantidade é ilimitada.

Como usar: Para fazer login acesse o serviço e utilize o acesso federado da rede CAFe. Suas credenciais (cpf e senha) são as mesmas usadas para acessar os sistemas da UFSJ.

  

A JetBrains disponibiliza de forma gratuita um amplo conjunto de ferramentas para aprender ou ensinar codificação com as melhores ferramentas de desenvolvimento da JetBrains! A comunidade acadêmica tem acesso gratuito a todos os IDEs da JetBrains para uso pessoal na Instituição ou em casa. Os alunos precisam estar matriculados regularmente para terem acesso às ferramentas.

Como usar: Faça o download da ferramenta de sua preferência no site da JetBrains e registre utilizando o seu e-mail institucional. Caso você não tenha um e-mail institucional veja aqui como criar o seu.

  

O GitHub Student Developer Pack é um conjunto de ferramentas e recursos disponibilizados gratuitamente para estudantes que desejam explorar e aprimorar suas habilidades de desenvolvimento de software. Oferecido pelo GitHub em parceria com várias empresas, o pacote inclui acesso a uma variedade de serviços, como créditos em nuvem, licenças de software, cursos online, entre outros, que visam apoiar e impulsionar o aprendizado e a prática de programação entre os estudantes universitários.

Como usar: Acesse o catálogo de serviços do NTINF e solicite sua inscrição. Após a validação da sua solicitação você receberá um link de ativação no seu e-mail institucional. Caso você não tenha um e-mail institucional veja aqui como criar o seu.

  

Em parceria com a RNP a UFSJ disponibiliza para os membros da comunidade acadêmica o ConferênciaWeb. O ConferênciaWeb é um serviço em nuvem que combina vídeo e áudio para a criação de salas virtuais voltadas para aulas, reuniões, palestras, projetos e muito mais. A aplicação oferece diversas funcionalidades de interação instantânea e colaborativa: bate papo, compartilhar notas, imagens, arquivos ou mesmo da tela de um computador remoto. E ainda: Bate-papo, Notas compartilhadas, Compartilhamento de tela, janela ou aplicativos, Acesso rápido, estável e intuitivo, Salas de apoio, Transmissão de webinar (streaming).

Como usar: Para fazer login acesse o serviço e utilize o acesso federado da rede CAFe. Suas credenciais (cpf e senha) são as mesmas usadas para acessar os sistemas da UFSJ.

  

A UFSJ disponibiliza para os membros da comunidade acadêmica o Webex. O aplicativo Webex pode nos unir para fazer trabalhos extraordinários: Um aplicativo seguro e fácil de usar para fazer reuniões, trocar mensagens e fazer chamadas. Experiências envolventes, inteligentes e inclusivas que tornam o trabalho colaborativo nitidamente melhor, seja em tempo real ou não. Disponível para Windows, Android, MacOS e Linux o Webex possibilita que os usuários do serviço de telefonia façam e recebam ligações de seus ramais pelo aplicativo.

Como usar: Faça o download do aplicativo na página e registre utilizando o seu ramal telefônico institucional. Caso você não tenha um ramal telefônico ou não saiba as credenciais do seu ramal entre em contato com o NTInf.

  

A UFSJ disponibiliza para os membros da comunidade acadêmica o Portal de Periódicos. O Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é uma plataforma digital que oferece acesso a uma extensa variedade de periódicos científicos, revistas e bases de dados de alta qualidade. Destinado principalmente a pesquisadores, professores e estudantes de instituições de ensino superior no Brasil, o portal disponibiliza recursos para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e científicas, abrangendo diversas áreas do conhecimento. A CAPES, ligada ao Ministério da Educação do Brasil, desempenha um papel crucial na promoção do acesso à informação científica e na contribuição para o avanço da pesquisa no país.

Como usar: Para fazer login acesse o serviço e utilize o acesso federado da rede CAFe. Suas credenciais (cpf e senha) são as mesmas usadas para acessar os sistemas da UFSJ.

  

A UFSJ disponibiliza para os membros da comunidade acadêmica o UpToDate. O UpToDate é uma plataforma de recursos clínicos online que fornece informações atualizadas e revisadas por especialistas em diversas áreas da medicina. Projetado para profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e estudantes na área médica, o UpToDate oferece revisões sistemáticas da literatura médica, diretrizes clínicas, informações sobre diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

Como usar: Para fazer login acesse o serviço e utilize as credenciais de acesso aos sistemas da UFSJ (cpf e senha).

  

Os docentes da UFSJ têm acesso ao Beecrowd Academic. O Beecrowd Academic é uma plataforma online que permite a professores e coaches de programação criar disciplinas, listas de exercícios e acompanhar o progresso de seus alunos. A plataforma oferece uma variedade de recursos que podem ajudar os docentes a melhorar o ensino e a aprendizagem de programação, incluindo mais de 2.000 problemas de programação, que cobrem uma variedade de tópicos e níveis de dificuldade e sistema de correção automática.

Como usar: Para usar a plataforma os docentes devem solicitar acesso no site do Beecrowd Academic e fazer o cadastro utilizando o e-mail institucional.

  

A UFSJ disponibiliza para os membros da comunidade acadêmica o acesso ao serviço Minha Biblioteca. A Minha Biblioteca é uma plataforma digital que oferece acesso a uma vasta coleção de livros e conteúdos acadêmicos em formato digital. Desenvolvida para atender às necessidades de estudantes, professores e pesquisadores, a plataforma disponibiliza uma ampla variedade de obras em diversas áreas do conhecimento, proporcionando facilidade de acesso e consulta a material de qualidade, contribuindo assim para o aprimoramento acadêmico e profissional dos usuários.

Como usar: Para usar a minha biblioteca acesse o Portal da Biblioteca da UFSJ e siga as instruções disponibilizadas.

  

Em parceria com a RNP a UFSJ disponibiliza para os membros da comunidade acadêmica a ICPEdu Pessoal. A ICPEdu é uma plataforma de emissão de certificados digitais pessoais para membros de instituições que fazem parte da Comunidade Acadêmica Federada. Certificados digitais são documentos eletrônicos que servem como uma identidade virtual, para validar a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais. O Certificado Pessoal da ICPEdu pode ser usado para assinaturas eletrônicas, cifragem de documentos e autenticação em serviços online. ]

Como usar: Os usuários da comunidade acadêmica podem emitir seus certificados pessoais através do acesso federado da rede CAFe. Suas credenciais (cpf e senha) são as mesmas usadas para acessar os sistemas da UFSJ.

  

A UFSJ está integrada à Eduroam (Education Roaming). A Eduroam é uma iniciativa global que oferece acesso seguro à internet para membros de instituições de ensino e pesquisa. Os usuários, como estudantes, professores e pesquisadores, podem se conectar à rede Eduroam em qualquer instituição participante usando suas credenciais de sua própria instituição de origem. Isso proporciona mobilidade e conectividade fácil durante viagens acadêmicas, eliminando a necessidade de criar novas contas ou se preocupar com a segurança da conexão. Os benefícios incluem acesso seguro e simplificado à internet em diversas instituições acadêmicas em todo o mundo, promovendo a colaboração e a troca de conhecimentos.

Como usar: Para fazer login verifique a disponibilidade da Eduroam na instituição que está visitando e utilize suas credenciais de acesso da UFSJ.

ATENÇÃO: Para realizar login na Eduroam você deve informar seu @ufsj.edu.br no campo usuário e usar a senha normalmente.

  

O Wi-Fi UFSJ é uma rede sem fio disponível nos campi CSA, CDB e CTAN da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Além de oferecer conectividade em áreas estratégicas desses campi, o Wi-Fi UFSJ proporciona uma série de benefícios para a comunidade acadêmica. Com uma rede Wi-Fi segura e confiável, os estudantes, professores e funcionários têm acesso conveniente à internet para realizar pesquisas, participar de aulas online, colaborar em projetos acadêmicos e comunicar-se com colegas e colaboradores. A segurança da rede garante a proteção dos dados e informações dos usuários, promovendo um ambiente digital confiável e protegido contra ameaças cibernéticas. O projeto Wi-Fi UFSJ está em constante expansão, e em breve novos campi serão contemplados, ampliando ainda mais o acesso à conectividade de qualidade em toda a universidade.

Como usar: Para se autenticar na rede "WIFI_UFSJ" utilize as mesmas credenciais usadas para acessar os sistemas da UFSJ (cpf e senha).

ATENÇÃO: Durante todo o tempo de navegação, a janela do navegador usada para fazer a autenticação deve ser mantida aberta.

  

O programa LenovoEdu é uma iniciativa da Lenovo que visa apoiar estudantes e professores na busca por tecnologia de qualidade para suas atividades acadêmicas e profissionais. Reconhecendo a importância da educação e da sustentabilidade, a Lenovo oferece descontos especiais para tornar sua linha de produtos mais acessível a esse público-alvo. Com foco em proporcionar um futuro mais inteligente, o programa destaca-se por oferecer tecnologia premium, com alto desempenho, versatilidade e suporte de qualidade. Ao unir inovação e educação, a Lenovo convida estudantes e professores a se juntarem a ela nessa jornada rumo ao futuro, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional.

Como usar: Crie sua conta no site da Lenovo utilizando seu e-mail institucional.

  

O Spotify Premium para estudantes é uma oferta especial da plataforma de streaming de música líder, direcionada especificamente para estudantes que desejam desfrutar de música de alta qualidade enquanto economizam. Reconhecendo as demandas dos estudantes por entretenimento acessível e de qualidade, o Spotify oferece uma assinatura Premium com desconto, permitindo aos usuários acesso ilimitado a milhões de músicas, sem anúncios e com a capacidade de ouvir offline.

Como usar: Acesse a oferta e crie sua conta utilizando seu e-mail institucional.

  
Fim do conteúdo da página