Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Avisos do NTInf > Google Meet terá restrições para gravações
Início do conteúdo da página

Google Meet terá restrições para gravações

Publicado: Sexta, 04 Fevereiro 2022 15:30 | Última Atualização: Sexta, 02 Fevereiro 2024 08:47 | Acessos: 2168

Informações sobre o serviço do Google Meet.

Recurso de gravação de reuniões e aulas do Google Meet foi descontinuado do plano ‘For Education Essential”, o qual a UFSJ faz uso.

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf/UFSJ) informa à comunidade acadêmica que o recurso de gravação de reuniões/aulas do Google Meet foi desativado das contas de e-mail institucional da UFSJ.

Segundo a plataforma, gravar uma vídeo chamada sempre foi um recurso das contas “premium”. Em 2020, devido à situação pandêmica, o recurso foi liberado gratuitamente para a UFSJ e demais universidades, a fim de facilitar a transição para o aprendizado remoto. Porém, como o contrato da UFSJ com as ferramentas Google Workspace for Education não contempla esse recurso, o mesmo foi descontinuado no dia 09/01/2022. 

O NTInf está estudando outras opções de aplicativos para gravar aulas e depois compartilhar com os alunos. Nesse sentido, estão sendo testadas outras soluções disponíveis que contenham funcionalidades semelhantes e possam atender às necessidades dos campi, para gravação de reuniões e aulas remotas.

Uma opção é a utilização da ferramenta “Apowersoft”. Seu download está disponibilizado por meio do link. Outra ferramenta é o “OBS Studio” (Open Broadcaster Software), que é um software gratuito e de código aberto e está disponibilizado por meio do link. Ambas permitem gravar a tela do computador e salvar como arquivo de vídeo no seu computador.  Assim, utilizando o Google Meet em conjunto com o Apowersoft ou com o OBS Studio, será possível continuar gravando as reuniões/aulas.  

A equipe de suporte do NTInf/UFSJ está disponível para sanar dúvidas, por meio de seus canais de atendimento, disponíveis na página de “contatos”.

Requisições e registros de problemas devem ser feitos no Catálogo de Serviços de TI.

registrado em:
Fim do conteúdo da página