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Tutoriais

Publicado: Sexta, 22 Janeiro 2021 11:04 | Última Atualização: Segunda, 05 Julho 2021 10:44 | Acessos: 596

Nesta seção, você encontra os tutoriais disponíveis para orientar usuários dos serviços do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Observação: Para consultar os tutoriais, clique sobre o título da pergunta.

 

Para registrar uma solicitação, acesse o menu  "Catálogo de Serviços". 

 Outra forma de acesso é clicando no botão "Solicitar atendimento" na barra de acesso rápido, conforme imagem abaixo:

Na página do Catálogo de Serviços, clique sobre a categoria de serviços desejada.

Clique no botão  "Solicitar atendimento" do serviço desejado para abrir o formulário de solicitação.

Após realizar login, o usuário é direcionado automaticamente para o formulário de solicitação de atendimento.

Após o preenchimento dos campos presentes nos formulários, clique no botão “Enviar” e aguarde um instante para a validação do sistema e a informação com o número do chamado para acompanhamento do serviço, conforme exemplo abaixo :

  

Nesse momento, o chamado do usuário é registrado e direcionado as equipes de atendimento do NTInf. O serviço é atribuído ao grupo técnico responsável, e assim, o usuário pode acompanhar o andamento da solicitação.

 

Para obter informações sobre um determinado serviço do NTInf, acesse o menu  "Catálogo de Serviços". 

Na página do Catálogo de Serviços, clique sobre a categoria de serviços desejada.

Clique no botão  "Mais informações" do serviço desejado.

Após clicar no botão "Mais Informações", é aberta uma página contendo informações como:

  • descrição do serviço;
  • prazo estimado de atendimento;
  • quem pode solicitar o serviço;
  • fluxo de atendimento;
  • como solicitar o serviço.
 Para esclarecer dúvidas sobre um determinado serviço, acesse o menu  "Catálogo de Serviços". 

Na página do Catálogo de Serviços, clique sobre a categoria de serviços desejada.

Clique no botão  "Mais informações" do serviço desejado.

Após clicar no botão "Mais Informações", é aberta uma página contendo informações como:

  • descrição do serviço;
  • prazo estimado de atendimento;
  • quem pode solicitar o serviço;
  • fluxo de atendimento;
  • como solicitar o serviço.

Clique no botão "Esclarecer dúvidas".

 

Após realizar login, o usuário é direcionado automaticamente para o formulário de esclarecimento de dúvidas.

Após o preenchimento dos campos presentes nos formulários, clique no botão “Enviar” e aguarde um instante para a validação do sistema e a informação com o número do chamado para acompanhamento do serviço, conforme exemplo abaixo :

  

Nesse momento, o chamado do usuário é registrado e direcionado as equipes de atendimento do NTInf. O serviço é atribuído ao grupo técnico responsável, e assim, o usuário pode acompanhar o andamento da solicitação.

 
 Para acompanhar o atendimento, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido, conforme imagem abaixo:

Após realizar login, o usuário é direcionado automaticamente para a tela de acompanhamento de requisições de suporte que estão com status  "Processando (atribuído)" e "Processando (planejado) e que foram solicitadas pelo usuário.

Para acessar informações mais detalhadas, clique no título da solicitação.

Ao clicar no título da solicitação, será apresentada uma página contendo informações sobre a solicitação.

Para acessar o "Histórico de ações", clique na aba "Processando chamado".

  

Para listar as solicitações abertas pelo usuário, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido, conforme destacado na  imagem a seguir:

Após realizar login, o usuário é direcionado automaticamente para a tela de acompanhamento de requisições de suporte que estão com status  "Processando (atribuído)" e "Processando (planejado) e que foram solicitadas pelo usuário.

Para listar os chamados abertos pelo usuário com outro status, basta clicar sobre o botão mais adequado para alterar as opções de pesquisa:

  • Ao clicar no número na cor verde, será apresentado os chamados com status "Processando (atribuído)" e "Processando (planejado)";
  • Ao clicar no número na cor laranja, será apresentado os chamados com status "Pendente";
  • Ao clicar no número na cor roxa,  será apresentado os chamados que necessitam de uma validação. No momento, essa opção não está sendo utilizada;
  • Ao clicar no número na cor branca, será apresentada as solicitações com status "Solucionado" e "Fechado"; 

Para acessar detalhamento de uma das solicitações, clique no “Nome” da requisição e obterá todas as informações da mesma. 

 

Para acompanhar o atendimento, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido, conforme imagem abaixo:

Após realizar login, o usuário é direcionado automaticamente para a tela de acompanhamento de requisições de suporte que estão com status  "Processando (atribuído)" e "Processando (planejado) e que foram solicitadas pelo usuário.

Acompanhamento é o canal de troca de informações entre o solicitante e o técnico. Para cada informação necessária a respeito do chamado, o usuário ou o técnico podem incluir um novo “Acompanhamento”.

Para adicionar um “acompanhamento”, clique no nome da solicitação que deseja incluir informações.

Ao clicar no título da solicitação, será apresentada uma página contendo informações sobre a solicitação.

Em seguida, clique na aba "Processando chamado", conforme imagem abaixo:

Em seguida, clique no botão "Acompanhamento".

 

Aguarde a exibição do campo de “Novo item – Acompanhamento”, conforme abaixo:

No campo Descrição, digite as informações direcionadas para o técnico e clique no botão Adicionar. 

Para acompanhar o atendimento, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido, conforme imagem abaixo:

Após realizar login, o usuário é direcionado automaticamente para a tela de acompanhamento de requisições de suporte que estão com status  "Processando (atribuído)" e "Processando (planejado) e que foram solicitadas pelo usuário.

Para adicionar um anexo a solicitação, clique no nome da solicitação que deseja incluir informações.

Ao clicar no título da solicitação, será apresentada uma página contendo informações sobre a solicitação.

Em seguida, clique na aba "Processando chamado", conforme imagem abaixo:

Em seguida, clique no botão "Documento".

Em seguida, clique no botão “Documento” e depois clique no botão “Escolher arquivos”. Após a seleção, clique no botão “Adicionar novo arquivo”.

 
Para avaliar a solução de uma solicitação, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido, conforme destacado na  imagem a seguir:

Após realizar login, basta clicar sobre o número na cor branca, para acessar a tela de acompanhamento de requisições com status "Solucionado". 

Para acessar detalhamento de um das solicitações, clique no “Nome” da requisição e obterá todas as informações da mesma.

Em seguida, clique na aba "Processando chamado", conforme imagem abaixo:

O usuário deve escolher entre “Aprovar a solução” ou “Recusar a solução”.

Aprovar solução: será utilizada quando a solução adotada pelo técnico resolveu o problema e esta foi aceita pelo usuário.

Recusar solução: essa opção é utilizada quando a solução adotada pelo técnico não atendeu ao usuário. Dessa forma, o chamado volta para atendimento da equipe técnica até que seja solucionado o problema. Se a solução for recusada, descreva no campo "Comentários" o motivo da recusa e aguarde nova análise do técnico.

Com o objetivo de melhorar o atendimento técnico realizado pelo NTInf, o sistema gera, automaticamente, após a aprovação da solução, uma pesquisa de satisfação para que o usuário preencha o nível de satisfação do atendimento (1 a 5 estrelas). O NTInf solicita que, caso deseje, envie observações relacionadas ao atendimento do chamado.

 

 

Níveis de satisfação Significado
Uma estrela Muito ruim
Duas estrelas Ruim
Três estrelas Bom
Quatro estrelas Muito Bom
Cinco estrelas Excelente
 
 
 
SIGAA .
Para acessar treinamentos do SIGAA, acesse o menu "Central de Conteúdos" e clique na opção Vídeos. Em seguida, acesse a playlist do SIGAA.
 
 
SIGRH .
Para acessar treinamentos do SIGRH, acesse o menu "Central de Conteúdos" e clique na opção Vídeos. Em seguida, acesse a playlist do SIGRH.
 
 
SIPAC .
Para acessar treinamentos do SIPAC, acesse o menu "Central de Conteúdos" e clique na opção Vídeos. Em seguida, acesse a playlist do SIPAC.
  

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