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Tutoriais

Publicado: Sexta, 22 Janeiro 2021 11:04 | Última Atualização: Sexta, 08 Outubro 2021 17:26 | Acessos: 1570

Nesta seção, você encontra os tutoriais disponíveis para orientar usuários dos serviços do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Observação: para consultar os tutoriais, clique sobre o título da pergunta.

 Para registrar uma solicitação, acesse o menu  "Catálogo de Serviços". 

Menu Catálogo de Serviços

Para outra forma de acesso, clique no botão "Solicitar atendimento" na barra de acesso rápido, conforme imagem a seguir.

Barra de Acesso Rápido

Na página do Catálogo de Serviços, clique sobre a categoria de serviços desejada.

Categoria do Catálogo de Serviços

Para abrir o formulário de solicitação, clique no botão  "Solicitar atendimento" referente ao serviço desejado.

Botão Solicitar Atendimento

Após realizar o login, o usuário é direcionado automaticamente para o formulário de solicitação de atendimento.

Formulário de solicitação de atendimento

Concluído o preenchimento dos campos presentes no formulário, clique no botão “Enviar” e aguarde um instante para a validação do sistema e a informação com o número do chamado para o acompanhamento do serviço, conforme exemplo a seguir.

Informação com o número do chamado criado  

Nesse momento, o chamado do usuário é registrado e direcionado às equipes de atendimento do NTInf. O serviço é atribuído ao grupo técnico responsável e, assim, o usuário pode acompanhar o andamento da solicitação.

 

Para obter informações sobre um determinado serviço do NTInf, acesse o menu  "Catálogo de Serviços". 

Menu Catálogo de Serviços

Na página do Catálogo de Serviços, clique sobre a categoria de serviços desejada.

Categoria do Catálogo de Serviços

Clique no botão  "Mais informações" do serviço desejado.

Botão Mais informações

Após clicar no botão "Mais Informações", é aberta uma página contendo informações como:

  • descrição do serviço;
  • prazo estimado de atendimento;
  • quem pode solicitar o serviço;
  • fluxo de atendimento;
  • como solicitar o serviço.

  

Para acompanhar o atendimento de uma solicitação, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido, conforme imagem a seguir:

Barra de Acesso Rápido

Após realizar o login, o usuário é direcionado automaticamente para a tela de acompanhamento de requisições de suporte que foram solicitadas por ele e que estão em atendimento.

Tela de acompanhamento de requisições

Para acessar informações mais detalhadas, clique no título da solicitação. Será apresentada uma página contendo as informações.

Para acessar o "Histórico de ações", clique na aba "Processando chamado".

Tela de histórico de ações  

Para listar as solicitações abertas pelo usuário, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido, conforme destacado na  imagem a seguir.

Barra de Acesso Rápido

Após realizar o login, basta clicar sobre o botão mais adequado para alterar as opções de pesquisa para listar todos os chamados abertos pelo usuário por status:

Tela com opções de pesquisa por chamados

    • Ao clicar no número na cor verde, serão apresentadas as solicitações com status "Processando (atribuído)" e "Processando (planejado)";

Botão que apresenta as solicitações com status "Processando (atribuído)" e "Processando (planejado)

    • Ao clicar no número na cor laranja, serão apresentadas as solicitações com status "Pendente";

Botão que apresenta as solicitações com status "Pendente"

    • Ao clicar no número na cor roxa,  serão apresentadas as solicitações que necessitam de uma validação. No momento, essa opção não está sendo utilizada;

Botão que apresenta as solicitações que necessitam de uma validação

    • Ao clicar no número na cor branca, serão apresentadas as solicitações com status "Solucionado" e "Fechado"; 

Botão que apresenta as solicitações com status "Solucionado" e "Fechado"

Para acessar o detalhamento de uma das solicitações, clique no "Nome" da requisição e, assim, obterá todas as informações da mesma. 

 

Para acompanhar o atendimento, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido, conforme imagem a seguir.

Barra de Acesso Rápido

Após realizar o login, o usuário é direcionado automaticamente para a tela de acompanhamento de requisições de suporte que foram solicitadas por ele e que estão em atendimento.

Tela de acompanhamento de requisições

"Acompanhamento" é o canal de troca de informações entre o solicitante e o técnico. Para cada informação necessária a respeito da solicitação,  o usuário ou o técnico podem incluir um novo "Acompanhamento".

Para adicionar um “acompanhamento”, clique no nome da solicitação que deseja incluir informações.

Ao clicar no título da solicitação, será apresentada uma página contendo as informações.

Em seguida, clique na aba "Processando chamado", conforme imagem a seguir.

Tela que apresenta a aba "Processando chamado"

Em seguida, clique no botão "Acompanhamento".

 

Aguarde a exibição do campo de "Novo item – Acompanhamento", conforme imagem a seguir.

Tela que apresenta o campo "Novo item - Acompanhamento"

No campo Descrição, digite as informações direcionadas para o técnico e clique no botão Adicionar. 

Para adicionar um arquivo em uma solicitação aberta, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido, conforme imagem a seguir.

Barra de Acesso Rápido

Após realizar o login, o usuário é direcionado automaticamente para a tela de acompanhamento de requisições de suporte que foram solicitadas por ele e que estão em atendimento.

Tela de acompanhamento de requisições

Para adicionar um anexo à solicitação, clique no nome da solicitação que deseja incluir informações.

Ao clicar no título da solicitação, será apresentada uma página contendo as informações.

Em seguida, clique na aba "Processando chamado", conforme imagem a seguir.

Tela que apresenta a aba "Processando chamado"

Agora, clique no botão "Documento".

Tela que apresenta o botão para adicionar "Documento"

Na sequência, clique no botão "Documento" e depois clique no botão "Escolher arquivos". Após a seleção, clique no botão "Adicionar novo arquivo".

Tela que apresenta o botão "Adicionar novo arquivo"

 
Para avaliar a solução de uma solicitação, clique no botão "Acompanhar atendimento" na barra de acesso rápido, conforme destacado na  imagem a seguir.

Barra de Acesso Rápido

Após realizar o login, basta clicar sobre o número na cor branca para acessar a tela de acompanhamento de requisições abertas pelo usuário e que foram atendidas pelas equipes do NTInf.

Tela com opções de pesquisa por chamados

Para acessar o detalhamento de uma das solicitações, clique no "Nome" da requisição e obterá todas as informações da mesma.

Em seguida, clique na aba "Processando chamado", conforme imagem a seguir.

Tela que apresenta o botão para adicionar "Acompanhamento"

O usuário deve escolher entre "Aprovar a solução" ou "Recusar a solução".

"Aprovar a solução" será utilizada quando a solução adotada pelo técnico tiver resolvido o problema e ter sido aceita pelo usuário.

"Recusar a solução" será utilizada quando a solução adotada pelo técnico não atendeu ao usuário. Dessa forma, o chamado volta para atendimento da equipe técnica até que seja solucionado o problema. Se a solução for recusada, descreva no campo "Comentários" o motivo da recusa e aguarde nova análise do técnico.

Tela Aprovação da solução

Com o objetivo de melhorar o atendimento técnico realizado pelo NTInf, o sistema gera, automaticamente, após a aprovação da solução, uma pesquisa de satisfação para que o usuário preencha o nível de satisfação do atendimento (1 a 5 estrelas). O NTInf solicita que, caso deseje, envie observações relacionadas ao atendimento do chamado.

Tela Pesquisa de Satisfação 

 

Níveis de satisfação Significado
Uma estrela Muito ruim
Duas estrelas Ruim
Três estrelas Bom
Quatro estrelas Muito Bom
Cinco estrelas Excelente
 
 
 
SIGAA .
Para acessar treinamentos do SIGAA, acesse o menu "Central de Conteúdos" e clique na opção "Vídeos". Em seguida, acesse a playlist do SIGAA.
 
 
SIGRH .
Para acessar treinamentos do SIGRH, acesse o menu "Central de Conteúdos" e clique na opção "Vídeos". Em seguida, acesse a playlist do SIGRH.
 
 
SIPAC .
Para acessar treinamentos do SIPAC, acesse o menu "Central de Conteúdos" e clique na opção Vídeos. Em seguida, acesse a playlist do SIPAC.
  

 

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