Indicadores de Tecnologia da Informação e Comunicação
Anualmente, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – SGD/MGI promove o autodiagnóstico do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP, juntos aos seus participantes, no intuito de avaliar a governança de TI, permitindo a identificação de pontos fortes e áreas que necessitam de aprimoramento. Por meio desse instrumento, os órgãos integrantes do SISP, incluindo as universidades federais, são capazes de direcionar suas políticas públicas de TI e implementar ações estratégicas com base nas informações coletadas.
A Portaria SGD/MGI nº 4.339, de 10 de agosto de 2023, dispõe sobre o preenchimento do Autodiagnóstico no âmbito do SISP e sobre o Índice de Maturidade em Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (iGOVSISP).
Para o levantamento dos dados, os órgãos precisam responder um questionário disponibilizado em plataforma digital, cujas perguntas são agrupadas em 6 (seis) áreas:
- Gestão e Planejamento de Tecnologia da Informação;
- Sistemas e Serviços Públicos Digitais;
- Dados e informações;
- Privacidade e Segurança da Informação;
- Contratações de Tecnologia da Informação e;
- Infraestrutura e Plataformas Digitais.
iGOVSISP
O Índice de Maturidade em Governança em Tecnologia da Informação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (iGOVSISP) constitui importante instrumento de avaliação da governança de TI, no âmbito dos órgãos integrantes do SISP.
A definição dos indicadores do iGOVSISP é realizada pela Secretaria de Governo Digital em colaboração com os órgãos integrantes do SISP, considerando as melhores práticas de governança de TI.
Cada indicador é avaliado anualmente por meio do preenchimento do autodiagnóstico pelos órgãos integrantes do SISP. As respostas são analisadas utilizando uma escala de 0 a 1, onde 0 representa menor maturidade e 1 representa maior maturidade. Além disso, é aplicada uma média ponderada das respostas, considerando a variância das respostas para dar maior peso às áreas com maior variabilidade e impacto na governança de TI, conforme boas práticas e regulamentos vigentes.
Gestão e Planejamento de Tecnologia da Informação
O indicador Gestão e Planejamento de Tecnologia da Informação avalia a capacidade do órgão em planejar e gerenciar suas atividades de TI, alinhando-as às necessidades institucionais e às diretrizes do Governo Federal.
Sistemas e serviços públicos digitais
O indicador Sistemas e serviços públicos digitais examina a gestão de sistemas e serviços digitais oferecidos ao público, a transformação digital dos serviços e a experiência do usuário.
Dados e informações
O indicador Dados e informações analisa a gestão de dados e informações, focando em aspectos como maturidade de Dados, inteligência artificial e interoperabilidade (integração de sistemas/compartilhamento de dados).
iPriv (indicador de Privacidade)
O indicador iPriv avalia as práticas e políticas relacionadas à proteção de dados pessoais e à segurança da informação, em conformidade com legislações como a LGPD.
iSeg (indicador de segurança)
O indicador iSeg analisa a identificação, avaliação e mitigação de riscos relacionados à tecnologia da informação, visando garantir a continuidade e a segurança das operações.
Contratações de Tecnologia da Informação
O indicador Contratações de Tecnologia da Informação examina a gestão de processos de contratação de serviços e soluções de TI, incluindo planejamento, execução e acompanhamento.
Infraestrutura e Plataformas Digitais
O indicador Infraestrutura e Plataformas Digitais avalia a gestão da infraestrutura de TI e das plataformas digitais utilizadas pelo órgão, considerando aspectos como escalabilidade e segurança.
Redes Sociais